RSI - Rendimento Social de Inserção (Protocolo) Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD), do Distrito de Viseu CAEV - Centro Acolhimento Emergência Vitimas Violência Doméstica Description slide 4

Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica

Rendimento Social de Inserção (RSI)



CAEV - Centro Acolhimento Emergência Vitimas Violência Doméstica

Foi nesta terra que em 21 de Março de 1935 se criou oficialmente a “Casa do Povo de Abraveses”, que é uma das mais antigas do País, tendo, atualmente, o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social / IPSS. Por volta de 1940, surgiu nesta instituição o “Rancho Folclórico da Casa do Povo da Freguesia de Abraveses”, que alguns anos depois se veio a desmantelar.

O atual grupo renasceu em 1990, mantendo o rigor dos trajes e danças de outrora, tendo feito a sua primeira atuação em público em Junho de 1991, integrada nas festas de Abraveses. Este Rancho tem atuado em vários festivais de folclore, festas e romarias de norte a sul de Portugal, Espanha, bem como em França onde participou nas comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades. Desde 1993, que realiza, anualmente, no último sábado de Junho, o seu festival de folclore. As nossas danças e cantares, com muita beleza e simplicidade, como simples é o povo da Beira, são originárias de recolhas efetuadas na região da Beira Alta, especialmente no concelho de Viseu. Estas e outras recolhas etnográficas estão documentadas no trabalho do grupo, em DVD, tornado público em Julho de 2008. “Cidade Jardim”, Viseu é terra de tradições, onde a mesa é recheada de ricas iguarias, acompanhadas pelos excelentes vinhos da “Região Demarcada dos Vinhos do Dão”. É uma cidade moderna onde o desenvolvimento combina bem com a tradição.

 

         

 
Galeria de Fotos                                                                                                                                                       

                                                                                                                                                                                                                              

CRECHE

Embora sendo a Freguesia de Abraveses
uma das mais populosas do Concelho de
Viseu, era um facto que na sua área não
existia qualquer creche da rede de
solidariedade social  ler mais...

RANCHO FOLCLÓRICO

 Foi nesta terra que em 21 de Março de
1935 se criou oficialmente a
“Casa do Povo de Abraveses”, que é uma
das mais antigas do País. ler mais...